Seguidores

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Texto informativo - Peixe elétrico


PEIXE ELÉTRICO

Peixe-elétrico é o nome dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de espécies diversas que, dotados de células especiais, são capazes de produzir descargas de alta voltagem.
O poraquê é o nome popular do electrophorus electricus,  espécie que vive nos rios do Brasil (na Amazônia), da Colômbia, da Venezuela e do Peru.
Pode atingir 2 metros de comprimento e pesar até 20 quilos. Possui hábitos noturnos, respira o ar atmosférico, alimenta-se de outros peixes e pertence ao grupo dos gymnotiformes, cujas espécies possuem cargas elétricas de intensidade variada


□ Você sabia que os choques produzidos pelo peixe elétrico são tão fortes que podem atordoar as presas, matar um cavalo e dariam para ligar um aparelho de tv?

Fonte: Texto elaborado a partir do artigo publicado pela Universidade Federal de Pernambuco na coluna “De Olho na Ciência”, do Caderno Cidades que integra o Jornal do Comércio e do Guia dos Curiosos de autoria de Marcelo Duarte. Editora Panda Books. São Paulo, 2005.


QUESTÕES

1. O texto que você acabou de ler serve para:
a.    (   ) Contar a história da vida do peixe elétrico.
b.    (   ) Noticiar um fato sobre o peixe elétrico.
c.    (   ) Contar um causo sobre o peixe elétrico.
d.    (   ) Informar sobre características do peixe elétrico.

2. Leia a afirmação abaixo:

“Peixe Elétrico” é o nome dado às diversas espécies de peixe que, dotados de um dispositivo eletrônico inserido no peixe por meio de uma cirurgia, são capazes de produzir descargas de alta voltagem”.

Agora responda: Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?

3.  Releia o trecho abaixo:
 “Peixe-elétrico é o nome dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de espécies diversas que, dotados de células especiais, são capazes de produzir descargas de alta voltagem”.
E responda:
a. (   ) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive na água doce.
b. (  ) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive na água salgada.
c. (   ) “Peixe elétrico” é o nome dado à diversas espécies de peixes que vivem tanto na água doce, quanto na água salgada”.
d. (   ) “Peixe elétrico” é o nome dado à uma espécie de peixe que vive tanto na água doce, quanto na água  salgada.

4. Preencha o quadro abaixo de acordo com as informações contidas no texto:

Poraquê
Habitat

Comprimento

 Peso

Alimentação









0 comentários:

Postar um comentário