terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestões de avaliação Português _ 4º e 5º anos



       Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
     O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
  A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
       O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
       Um dia o Pavão falou:
       - Como sou belo! Vejam minhas penas!
      O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
   - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
                       O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?

2. Quem são os personagens?

3. De onde o texto foi retirado?

.4. Quem é a professora da escola e por que?

5. O que o texto informa sobre o Burro?

6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

 O dia de ventania
 A onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginou um plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho e perguntou:
 Para que tanto cipó, mestre coelho?
 Pois não sabe, comadre onça? Acontece que Tupã está furioso com todos os bichos da floresta e vai mandar um castigo terrível! Logo mais começa o Dia da Ventania Final!
 Dia da Ventania Final?!  espantou-se a onça.  O que é isso?
 É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vai conseguir ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
 Que horror!  horrorizou-se a burra da onça.  E o que é que se pode fazer?
 Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e vou correndo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
 Me ajude, amigo coelho! Não quero ser levada pela ventania. Me amarre primeiro!
 Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
 Não faça isso comigo, compadre coelho, por favor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria de aparecer...       
Pedro Bandeira. O dia da ventania. São Paulo

1) O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?

2) Qual era o plano?

3) Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4) De quantos parágrafos o texto é formado?

5) Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?

6) Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?

7) O plano do coelho deu certo? Por que?

8) Dê um outro título para o texto.

9)  O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era "burra". Vocês concordam? Por quê

Passarela

s

Seguidores

Buscapé e Bondefaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.