Seguidores

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Trechos para avaliação de português - 4º ano

                                                Projeto Tamar      

Você já ouviu falar do Projeto Tamar? A palavra Tamar nasceu de duas outras
palavras: tartarugas e marinhas, das quais vêm suas sílabas Ta e mar. O projeto foi criado
há quase trinta anos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis) e pela Petrobras, com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas,
que estavam ameaçadas de extinção.
Antes da criação desse projeto, as tartarugas eram caçadas e seus ovos eram
vendidos pelos pescadores.
Muitos desses pescadores foram contratados pelo Tamar para ajudar a salvar as
tartarugas e para cuidar de seus ovos até a época do nascimento dos filhotes.
Português e Linguagens
William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães/Ed. Atual.

QUESTÃO1

No segundo parágrafo, no trecho “Antes da criação desse projeto, as tartarugas eram
caçadas e seus ovos vendidos por pescadores”, a expressão em negrito dá ideia de
(A) causa.
(B) lugar.
(C) tempo.
(D) modo.




                                         É tempo de soltar pipa

As pipas já existem há muito tempo. Alguns pesquisadores dizem que elas
surgiram centenas de anos atrás, lá na China.
Aqui no Brasil, em cada lugar esse brinquedo é chamado de um jeito. Pipa, como
se fala em São Paulo, mas no Sul se diz pandorga. Na região Norte, ela vira curica, cangula
ou pepeta. E no Nordeste os nomes são arraia, lebreque, coruja ou tapioca.
Empinar pipa em dia com vento é muito legal. Mas é preciso ter alguns cuidados
para evitar acidentes. Ruas e lugares movimentados não servem. O melhor é brincar em
locais amplos, como parques, praças e praias.
Se a pipa enroscar em fios ou antenas, nem tente tirá-la, pois é perigoso. E nunca
use linha cortante: você pode ferir ou machucar os outros!


Coleção linhas e entrelinhas.Lucia Helena Ribeiro Cipriano e Maria Otília Leite Wandresen

QUESTÃO 2

No texto acima, o trecho que mostra uma opinião do autor é
(A) “As pipas já existem há muito tempo.”
(B) “Empinar pipa em dia com vento é muito legal.”
(C) “Ruas e lugares movimentados não servem.”
(D) “você pode ferir ou machucar os outros.”

QUESTÃO 3

No trecho destacado “E nunca use linha cortante: você pode ferir ou machucar os
outros!”, o uso do ponto de exclamação pelo autor serve para reforçar no leitor

(A) a atenção para a informação importante.
(B) a curiosidade sobre os perigos da pipa.
(C) a tranquilidade para o ato de soltar pipa.
(D) a preocupação com os fios e antenas.

                                               Bicho Papão da minha imaginação


Uma noite cismei que meu pai era um Bicho Papão. Foi cismar, pronto, aconteceu.
Não aconteceu de verdade, mas aconteceu dentro da minha cabeça. Cabeça da gente é
fogo!
Eu já estava deitada. Era uma noite escura. Papai estava conversando na sala com
visitas. De repente, pensei assim:
– O Bicho Papão está fingindo que é meu pai. Ele está na sala, conversando,
enganando todo mundo, tomando a forma de meu pai, o danado! Mas não é meu pai, é o
Bicho Papão! Para tirar dúvida vou chamar ele para vir aqui, no meu quarto... se ele tiver
pé de pato, em vez de pé de gente, é porque ele não é meu pai.(...)


                                                        Silvia Orthof. Os bichos que tive: memórias zoológicas

QUESTÃO 4

Marque o trecho que indica que o narrador é uma criança.
(A) “Foi cismar, pronto, aconteceu.”
(B) “Cabeça da gente é fogo!”
(C) “Era uma noite escura.”
(D) “O Bicho Papão está fingindo que é meu pai.”T

0 comentários:

Postar um comentário