Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Avaliação de português 4/5ºanos com alternativas


Questão 1

 

Eu só quero um xodó

                                                                Anastácia e Dominguinhos 

Que falta eu sinto de um bem

Que falta me faz um xodó

Mas como eu não tenho ninguém

Eu levo a vida assim tão só!

Eu só quero um amor

Que acalme o meu sofrer

Um xodó pra mim,

Do meu jeito assim,

Que alegre o meu sofrer. 

Anastácia e Dominguinhos. In: CANSADO, Beth (org.). Aquarela brasileira, Brasília: Corte, 1994.

O uso da palavra xodó no título: “Eu só quero um xodó” indica que há o desejo de 

(A) mudar o jeito de ser.

(B) encontrar um amor.

(C) continuar a sofrer.

(D) ficar só.

 

Questão 2

Você sabia?

▪ Existem sete espécies de tartarugas marinhas e cinco delas são encontradas no Brasil. A maior parte vive em regiões de clima quente, pois depende do calor externo para equilibrar a temperatura do corpo.

▪ Só as fêmeas saem da água para colocar seus ovos na areia.

▪ As tartaruguinhas, ao nascer, saem dos ovos, escavam até chegar a superfície da areia e correm em direção ao mar.

▪ As tartarugas-de-couro são as maiores: elas alcançam até 800 kg e 1,80m.

Revista Recreio. São Paulo: Abril, ano 7, n. 358, 18 jan. 2007.

 

 

 

O texto “Você sabia?” traz informações sobre

(A) regiões de clima quente.

(B) temperatura do corpo. 

(C) tartarugas marinhas.

(D) superfície da areia.

 

QUESTÃO 3

Um alarme bom pra cachorro

Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos de uma delegacia em São Paulo. A cachorra, que atende pelo nome de Xuxa, é  o bicho de estimação dos policiais da delegacia. Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa começou a latir e a morder os braços do preso fujão. O barulho da cadela chamou a atenção dos policiais, que foram ver o que estava acontecendo. Resultado: Xuxa evitou a fuga dos presos e se tornou a heroína da delegacia. A fuga estava sendo planejada pelos presos há um mês. Eles cavaram um túnel que saía da cela e ia até o lado de fora da delegacia.

Revista Zá. São Paulo: Pinus, ano 3, n. 23, jul. 1998.

 

No trecho “Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa começou a latir e a morder os braços do preso fujão.”, a consequência da ação de Xuxa foi virar

(A) a heroína da delegacia.

(B) a fugitiva do presídio.

(C) a companheira dos presos.

(D) o bicho de estimação dos policiais.
 
 


 

Questão 4

Caixa de texto: Belo Horizonte, 19 de maio de 2008. 
Dona Marília 
Como vão a senhora e o seu Paulo? 
Estou com muitas saudades. 
Quero agradecer pelo carinho e pela hospedagem. Foi muito bom conviver com sua família. Com o curso que fiz aí já arrumei um emprego no escritório do Seu João. O salário não é muito, mas para começar está bom. 
Aqui estão todos bem. Dona Júlia manda lembranças. 
Um abraço a todos e um beijo grande para a senhora.
Rejane
 


Esta carta foi escrita por

(A) Rejane.

(B) seu Paulo.

(C) Dona Júlia 

(D) Dona Marília
 
Questão 5
 
 
A casa
 Vinícius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto 
Não tinha nada
Ninguém podia 
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero.
 
MORAES, Vinicius de.  Nova antologia poética. Sel. e org. Antônio Cícero e Eucanãa Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Nos versos: “Ninguém podia / Entrar nela não”, o termo destacado refere-se à
(A) casa.
(B) rede.
(C) parede.
(D) rua dos Bobos.
 

0 comentários:

Postar um comentário